Dicas

como lavar seu produto

Para manter a constância de cores e durabilidade do tecido, recomendamos:
   Lavar manualmente com água e sabão neutro;
   Não utilizar alvejantes;
   Secar à sombra;
   Não guardar molhado nem usar produtos que contenham cloro;
   O contato com outras peças úmidas pode causar manchas;
   Cores cítricas merecem cuidado dobrado, pois possuem baixa resistência a luz e às lavagens;
   Siga sempre as recomendações na etiqueta da peça.


manter seus produtos

Para que seu uniformes se mantenha com uma aparência de de novo, sugerimos tomar algumas precauções em sua utilização:
   Evitar o contato com superfícies ásperas;
   Evitar o contato com produtos químicos;
   Evitar o contato com alimentos oleosos;
   Manter o uniforme guardado em local e de maneira adequada quando não estiver em uso.


como tirar manchas

Para que suas roupas durem o maior tempo possível, é necessário respeitar algumas orientações e, em seguida, seguir a melhor forma de lavagem: temperatura adequada, modo de lavagem, etc.
Em casos de manchas, primeiramente:
   Aja rapidamente, mas com delicadeza. Não deixe as manchas sobre o tecido por muito tempo para evitar que envelheçam e penetrem nas fibras;
   Se a origem da mancha for um produto espesso (vela, tinta) antes de qualquer coisa raspe delicadamente com uma espátula;
   Sempre use um tecido branco e limpo ou chumaço de algodão embebido no produto indicado;
   Nunca esfregue com vigor, em vez disso, dê pequenas e repetidas batidinhas sobre a mancha, com o produto apropriado;
   Antes de utilizar um produto, verifique sempre se ele não degrada a cor experimentando-o sobre uma região pequena na parte interna da roupa;
   Para evitar aureolas, inicie pela borda da mancha e vá aproximando-se do centro;
   Não utilize grande quantidade de produto de limpeza. É melhor acrescentar aos poucos;
   Solventes inflamáveis devem ser utilizados com prudência.
   Efetue sempre uma lavagem após tratar da mancha, independente do produto utilizado.

Manchas mais comuns:
   CAFÉ, CHÁ, CHOCOLATE
Molhar imediatamente com água fria. Em seguida esfregar de leve com um pano embebido com vinagre branco. Sobre tecido branco, utilizar água oxigenada 10 volumes.
   FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS
As manchas de frutas e verduras se oxidam ao ar e, sobretudo, ao calor (na secagem ou quando se passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena e se fixam nas fibras. Aconselha-se lavar rapidamente o tecido manchado. Passar levemente um pano embebido em vinagre branco, ou água oxigenada 10 volumes.
   GORDURA, ÓLEO, MANTEIGA
Tirar a mancha em dois tempos: 1. Dissolver o corpo gorduroso esfregando levemente com tetracloreto de carbono, ou solvente apropriado para tecido. 2. Polvilhar com talco neutro, que absorvera a mancha. Deixar agir de 2 a 3 horas, depois escovar.
   TINTAS DE CANETA
Sobre lã, esfregue com tetracloreto de carbono apropriado para tecidos. Sobre poliéster, remova com solvente incolor para esmalte de unhas.
   TRANSPIRAÇÃO
Em tecidos resistentes, esfregar as manchas com água oxigenada. Para tecidos delicados, deixar de molho meio-dia em água fria adicionada de vinagre branco.
   SANGUE
Lavar com água fria durante alguns minutos. Se a mancha resistir: em tecidos resistentes embeba o tecido em água oxigenada, deixe agir e lave-o após; em tecidos de cor ou lã~, derreter um comprimido de aspirina em um copo de água e mergulhar a parte manchada por alguns minutos.
   ERVAS
Esfregar ligeiramente com um pano embebido em álcool comum. Se a mancha persistir, para tecido de algodão branco ou de cor resistente, misture a peça em água misturada com cândida; para outros tecidos, utilizar álcool 90º ou vinagre branco.
   FERRUGEM
A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que provoque um buraco. Utilize suco de meio limão adicionado de uma colher (de café) de sal refinado. Produtos específicos para ferrugem podem ser encontrados em farmácias.
   MAQUIAGEM
Aplicar álcool 90º.
   MOFO
Em tecido branco ou de cor resistente, mergulhar e deixar um pouco na água com cândida diluída; em tecido de cor, umedecer com suco de limão; em tecido sintético ou seda, molhar num banho de leite.
   VELA
Tirar o Maximo da crosta de cera raspando-a delicadamente os dois lados do tecido com uma espátula. Se a vela for branca, colocar o tecido entre duas folhas de papel absorvente e passar com ferro morno, trocando o papel à medida que ele absorver a vela derretida. Lavar normalmente. Caso resista a mancha gordurosa, elimina-la usando álcool puro. Depois de 5 a 10 minutos, esfregar à mão.
   CHICLETE
Passar uma pedra de gelo até que a mancha endureça. Raspar com uma espátula e completar com lavagem.